Hepatites virais são doenças silenciosas: saiba como se prevenir

O Hospital São José (HSJ), da rede pública Secretaria de Saúde do Ceará, do Governo do Estado, é referência no atendimento a pacientes com hepatites virais. A médica hepatologista da unidade, Elodie Bonfim, reforça a importância das medidas de prevenção às doenças. “É possível se prevenir e se tratar. São doenças silenciosas que, muitas vezes, você nem sabe que tem. Por isso é preciso se cuidar e fazer exames com regularidade”, destacou

Neste mês, a campanha Julho Amarelo chama a atenção da sociedade para a conscientização a respeito das hepatites virais, que podem gerar diversos problemas. “As hepatites virais ocasionam inflamações no fígado, podendo causar alterações leves, moderadas ou graves no órgão. Em algumas ocasiões, o transplante de fígado pode se fazer necessário. Em outras, a doença pode evoluir para câncer de figado. Mas, com o devido acompanhamento, a doença pode ser controlada, como no caso da hepatite B, e até curada no caso da hepatite do tipo C”, afirma Elodie.

O professor universitário João (nome fictício), de 54 anos, se trata há três décadas contra hepatite B no HSJ. Ele suspeita ter adquirido a doença durante a relação sexual. “Às vezes me pergunto se esse hospital é de verdade. É um ambiente de muita humanidade, sempre atenciosos e olha que já são muitos anos”, disse.

Para João, tomar as medicações se tornou um hábito e não mais uma preocupação. “Tenho qualidade de vida”, destacou. Elizabeth, 70, (nome fictício) compartilha da mesma opinião. A paciente é acompanhada há 20 anos no HSJ, desde que recebeu o diagnóstico de hepatite C. “Eu fui curada da hepatite há quatro anos, mas ainda preciso de algum acompanhamento.

Encontramos mais videos para você, clique e confira!

lista dos videos mais recentes publicados nas nossa rede de treinamentos