Dores intensas e dificuldade na digestão podem ser indícios de pedra na vesícula

Dores intensas, vômito, calafrio, febre e icterícia (pele e olhos amarelados) podem ser apenas alguns dos sintomas de cálculo biliar, também conhecido como pedra na vesícula. Inicialmente, alguns pacientes podem ser assintomáticos, mas, com o tempo, passam a sentir dificuldade na digestão ou dores após ingerir alimentos mais “pesados”, como gordura ou massas. É o que explica o cirurgião-geral Gláucio Nóbrega, que atua no Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), unidade da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado.

“O incômodo passa ou, às vezes, é preciso medicar com remédio para dor. O mais importante é procurar um médico e fazer o exame para saber a causa. Descobrindo o cálculo, tem de fazer a cirurgia até para evitar agravamentos”, explicou o médico, que há três anos atende pacientes com este quadro no HMJMA.

A vesícula é um órgão localizado próximo ao fígado e tem a função de armazenar a bile, líquido que auxilia na digestão das gorduras e contém grande quantidade de sais biliares, sintetizados a partir de várias substâncias, entre elas o colesterol. Quando algumas dessas substâncias aumentam a sua concentração na bile, elas podem ir se acumulando na vesícula. Ao passar dos meses e anos, esses acúmulos formam as pedras. “O tratamento é a remoção da vesícula [cirurgicamente]”, destacou o médico.

Encontramos mais videos para você, clique e confira!

lista dos videos mais recentes publicados nas nossa rede de treinamentos